sábado, 22 de maio de 2010

Conscientização

Alerta para as donas-de-casa: o óleo de cozinha despejado diretamente na pia, ou misturado com o lixo comum pode contaminar o solo.

Algumas ONG's e seu trabalho

www.trevo.org.br - Presta serviço à sociedade: reciclar os resíduos de óleo e gordura de fritura, impede que poluam ainda mais nossos rios e represas, além de ofertar à população um produto (sabão em pedra) totalmente biodegradável.

www.triangulo.org.br - O Instituto informa e mobiliza a população, oferece opções de atuação em prol de um ambiente mais equilibrado e também facilita o acesso à informação, leva suas ações a residências, empresas, escolas, eventos e locais públicos das cidades.

http://institutoondaverde.org - A ONG Instituto Onda Verde lançou no final do ano passado o projeto "Olhos nos Óleos", que pretende recolher 10 mil litros de óleo de cozinha usado por mês sensibilizando moradores e turistas da importância de reciclar o produto, um dos principais responsáveis pela poluição ambiental

www.vivaoleo.com.br - Coleta de óleo usado, reciclagem, palestras educativas. Promover o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade, partindo da conscientização sobre o uso racional e os devidos cuidados no descarte dos óleos vegetais utilizados na preparação de alimentos, seja em caráter doméstico ou comercial.

www.ecoleo.org.br - A Ecóleo é uma entidade que abriga todas as ações sócio-ambientais originadas ou destinadas á coleta, armazenagem e reciclagem de resíduos de óleos vegetais usados.

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Este vídeo vai tirar muitas dúvidas!!! Aproveitem

Vídeo de como fazer sabão

Uma solução para o óleo de cozinha usado.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Problemas causados pelo óleo de cozinha

O meio ambiente onde vivemos sofre profundas transformações, nós devemos contribuir para sua melhora colaborando com a coleta de óleo de cozinha, separando para as instituicões que presta esse tipo de serviço que é reciclar o óleo, jogado na pia de casa no lixo ou em terreno acarreta em vários problemas: o entupimento da rede de esgoto, esse transtorno causa muito trabalho no tratamento de saneamento básico; o não tratamento do esgoto prejudica à fauna aquática; que tambem contribui para as enchentes porque deixa o solo impermeabilizado.

Óleo bom é óleo Reciclado

Especialistas apontam para a importância de se reciclar o óleo de cozinha, seu desperdício é algo grave para a natureza, quando sem o menor cuidado as donas de casa o laçam pelo ralo das pias de suas casas, o mesmo pode entrar pelos canais de esgotos, fluir em direção aos rios e evidentemente interferir no ritmo de todo o ecossistema, sufucando os peixes, poluindo a água e devastando a vida no fundo dos rios.

Sustentabilidade: A onda do momento.

O conceito de sustentabilidade nos últimos anos tomou espaço em praticamente todos os meios de comunicação. Salvar o planeta, ideias saudáveis, atitudes "verdes" são práticas valiosas para o mundo moderno.

Entramos também no embalo natural desta onda e levantamos a bandeira do cuidado com o óleo de cozinha e o quanto pequenas ações, muito podem fazer para melhorar nosso mundo.

Viaje sustentavelmente pelo nosso blog e descubra, aprenda , ensine... divulgue !!!

Como conservar nossa água

Como proteger a nossa água do planeta, sabemos que um litro de óleo pode chegar a poluir um milhão de litros de água. Um problema recente e o caso de plataforma de petróleo nos Estados Unidos que vem jorrando óleo ao mar e poluindo praias onde se abita animais que estão sendo contaminado pelo óleo e a sobrevivência de várias espécies fica ameaçada por não conseguirem ainda fechar o burraco.
Mas o que isso tem haver com o nosso óleo de cozinha, assim como o petróleo ele polui a água e tudo que precisamos é dar mais consciência sobre o que fazemos com o óleo consumido nas nossas residências para ter um planeta melhor conservado nas futuras gerações.

Passos da reciclagem do óleo de cozinha

  1. Ao terminar uma fritura deixe o óleo esfriar.
  2. Em seguida coloque o óleo dentro dentro de uma garrafa pet.
  3. Depois é só deixar em postos para recolher as garrafas .

Por que jogam óleo de cozinha na pia?

Boa parte da população não tem informações sobre a reciclagem do óleo, isso se deve pela falta de incentivos governamentais de divulgarem essa forma de preservar o meio ambiente para posteriomente proporcionar o bem estar da sociedade.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Reciclar Óleo

Com pequenos gestos podemos fazer algo diferente, um meio ambiente sustentável, minimizar os danos causados pelo homem ao meio ambiente.
Vamos mudar nossos hábitos e com isso, mudamos nossas atitudes. Nós podemos!


Uma das saídas para a reutilização do óleo de cozinha, é o sabão em pedra.
Então, podemos dar um destino correto para esse óleo de cozinha usado que é fazer sabão em sua própria casa. Abaixo segue a receita:

Receita de Sabão Caseiro

Ingredientes

2 litros de óleo de cozinha usado;
350 gramas de soda em escama;
300 ml de água.

Modo de preparar

Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
Apague o fogo, e em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.

Observação: Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material muito corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar acidentes. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.

sábado, 1 de maio de 2010

Por que reciclar?

Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade de poluir um milhão de litros de água.
Esta quantidade, uma pessoa consome em 14 anos de vida. Essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água.
O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta.
Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Fonte: www.biodiesel.gov.br